sábado, 23 de abril de 2011

Sobre Nós

O Brasil é o país da diversidade. Ela está em nossa cultura, música, arte e em nosso povo. É a riqueza da nossa gente, nos dá identidade, nos faz especiais. E mais do que isso: ela nos faz humanos. 

Em uma nação com 190 milhões de pessoas com características únicas, as pessoas com deficiência também devem ser vistas como manifestações de nossa diversidade, não apenas por serem uma parcela importante da nossa população – 14,5% segundo dados do IBGE –, mas também pelo direito fundamental da igualdade, garantido pelo artigo 5º de nossa Constituição.

Essa é a premissa do Atendimento Inclusivo, projeto desenvolvido pelas advogadas Juliana Izar Segalla e Taís Nader Marta.  Com a assinatura “Receber bem sem olhar a quem”, a iniciativa tem o objetivo de educar e preparar profissionais de atendimento, de instituições públicas e privadas, para receber pessoas com deficiência de maneira inclusiva, respeitosa e livre de preconceitos. Para isso, aborda o tema de maneira lúdica e didática em sua cartilha “Dicas para receber bem”. 

Entre dados estatísticos e novos conceitos sobre a diversidade e a deficiência, baseados em estudos acadêmicos e autoridades no assunto, Atendimento Inclusivo visa ao desenvolvimento de um novo olhar sobre a deficiência, diversidade e a maneira como cada indivíduo e a sociedade lida com elas, incentivando atitudes positivas e inclusivas. Seu conteúdo vai desde as dicas de tratamento e etiqueta para com pessoas com deficiência a terminologias adequadas para se referir a determinados tipos de deficiência ou mesmo a situações de convivência. 

Receber bem sem olhar a quem é fazer a nossa parte na construção de uma sociedade mais inclusiva. Acolher a diversidade de forma natural é pensar em qualidade de vida e num futuro melhor para todos. Pequenos gestos fazem uma grande diferença.

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