quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dicas para Receber Bem - parte 04



DICAS PARA RECEBER BEM - parte 04


16. A cadeira de rodas, as bengalas e muletas fazem parte do espaço corporal de quem tem deficiência (são como extensões de seus corpos). Por isso, respeite esse espaço. Não se apoie ou se encoste na cadeira de rodas ou nos objetos usados por quem tem deficiência, caso não seja íntimo dessa pessoa.


17. Caso uma pessoa com deficiência caia na sua frene não seja indiferente, ofereça ajuda. No entanto, antes de ajudar, pergunte como deve fazê-lo.


18. Pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldades para andar ou para falar. Também podem fazer movimentos involuntários com as pernas e braços, bem como apresentar expressões estranhas no rosto. Não se intimide com isso. Geralmente, os paralisados cerebrais têm inteligência normal ou mesmo acima da média. Essa é uma deficiência física e não intelectual!


19. Se a pessoa com deficiência falar e você não entender peça para que ela repita quantas vezes forem necessárias.


20. Aja naturalmente diante de uma pessoa com deficiência intelectual. Cumprimente-a, não a ignore e fale com ela de acordo com sua idade: se for criança, trate-a como criança; se for adolescente, como adolescente e se for adulta, trate-a como tal. A pessoa com deficiência intelectual pode ter mais dificuldade para entender algo, pode demorar mais para aprender, mas pode desenvolver inúmeras habilidades. Não subestime sua capacidade.


21. Ao atender, tenha paciência em ouvir o que a pessoa está dizendo ou tentando dizer. Lembre-se de se colocar no lugar do outro e tratar como gostaria de ser tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário